domingo, 19 de abril de 2015

[Semana 13-04-05] Vitalic edita "OK Cowboy" e Caribou edita "The Milk of Human Kindness"


Dois contemporâneos, autores de dois dos discos de música de dança mais importantes do ano. Um, Vitalic, cujo B.I. aponta para a nacionalidade francesa, o que é dizer muito, o outro, Caribou, canadiano que, para evitar os tribunais tinha acabado de mudar para o nome com que hoje é bem conhecido. 

A estreia do primeiro vem na sombra do que uma certa dupla conterrânea tinha acabado de editar - Human After All, essa bomba que os Daft Punk tinham acabado de soltar era-o tanto a nível comercial, com vários êxitos das pistas de dança, como junto da crítica, que basicamente o destruiu. O álbum sucede um EP e celebrados sets de DJ e é pedra basilar do electroclash e é bem provável que tenha sido uma das grande influências da estreia dos Justice, dois anos depois. 

Caribou rouba o título de The Milk of Human Kindness a Shakespeare, mas não terá tido essa intenção quando baptizou o seu projecto a solo de Manitoba - Richard "Handsome Dick" Manitoba assim não terá pensado assim e obrigou-o a mudar para este Caribou que hoje anima playlists radiofónicas mundo fora. Ao terceiro álbum, Caribou ainda não era o Caribou que é hoje, notava-se a declarada admiração pelos Animal Collective num álbum entre psicadélico, mas com tangentes ao hip hop e à folk e que privilegia em muito a percussão. Contas feitas, muitos poucos se lembrarão de Vitalic, mas Caribou faz parte do dia-a-dia de muito boa gente.

Sem comentários:

Enviar um comentário