quarta-feira, 15 de abril de 2015

O que aconteceu na semana de 13-04-2005?


Notícias:

As editoras independentes e as "majors" debatem a fusão entre o mercado físico e o digital e a sua contabilização para os topes de vendas. As independentes defendem estar em desvantagem referindo que sites como o iTunes e o Napster estejam a vender música independente suficiente para retirar conclusões precisas.

- Robert Plant é confirmado no Festival Vilar de Mouros.

- Slunt, Flipside e Wednesday 13 fecham cartaz do Super Bock Super Rock.

- É inaugurada a Casa da Música.

- Trent Reznor, mentor dos Nine Inch Nails, coloca o novo single, "The Hand That Feeds," no site oficial, de modo a que pudesse ser manipulada por uma programa da Apple, o Garageband. A ideia seria os fãs criarem as suas próprias versões.

Discos da Semana:

Eels - "Blinking Lights and Other Revelations" / Ryan Adams - Cold Roses

Dois discos duplos, na mesma semana, de dois songwriters de culto? Apenas uma coincidência, sim, mas um ponto em comum: ambos separam os registos com critério. Mark Everett, "E" para os amigos, sempre usou as suas canções para expurgar os seus demónios. E são tantos aqueles que foi fazendo sair: o suicidio da irmã, a derrota perante o cancro da mãe e o primo que estava num dos dois aviões que embateram nas Torres Gémeas. Mais tarde viria a editar um álbum triplo, na sequência de um divórcio. Este Blinking Lights and Other Revelations é o disco mais intimo editado por Eels até 2005. O registo, à imagem do de Ryan Adams, guarda os momentos mais pesados para a primeira metade e a esperança para a segunda. Ryan que até aqui ia editando um disco por ano, mas, não satisfeito planeou três álbuns para 2005. Este, Cold Roses, é o primeiro e mais ambicioso - embora a ambição se fique pela duração, pois a música é bastante modesta, apresentando uma instrumentação básica e letras humildes. Nada mal para quem sempre foi acusado de ser um "poser". Mais do mesmo, portanto: country alternativo, como o rotularam. Seja.



Outros Álbuns Editados:

Caribou - The Milk of Human Kindness
The Cat Empire - Two Shoes
Autechre - Untitled

Citações com dez anos: 

- "Odeio vídeos. Não criei uma banda para estar num palco o dia todo e fingir que estou a cantar a canção umas 500 vezes e, chegar ao fim da 499ª tentativa, a odiar a canção." (Noel Gallagher)

- "Quando alguém vem ter contigo e pergunta: «qual o teu álbum favorito dos Led Zeppelin», a resposta deveria ser: "Physical Graffiti. Daqui a 20 anos, quando vos perguntarem que disco dos Foo Fighters devem comprar, quero que respondam: "In Your Honor". (Dave Grohl)

- "É tudo sobre ser um adulto, deixar as tretas da adolescência e ser responsável. Estou mais velho." (Matt Berninger, sobre "Alligator")

- "As pessoas querem conhecer as tuas lutas. Tenho a certeza que foi isso que fez do 8 Mile do Eminem um sucesso tremendo. Toda a gente quer saber como é que era a tua mãe e a tua casa antes de entrares na indústria musical." (Missy Elliott)

Obituário: 

- Johnnie Johnson, o músico que inspirou o clássico "Johnny B. Goode" de Chuck Berry. Mais tarde viria a colaborar com Berry nos clássicos "Roll Over Beethoven" e "No Particular Place To Go".

 

Sem comentários:

Enviar um comentário