segunda-feira, 17 de junho de 2013

[Jukebox de há dez anos] Rute Correia


É a primeira convidada que não se dedica à produção musical, mas que não pode viver sem ela. Amiga e ex-colega na ETIC (o curso era Jornalismo e Crítica Musical), passou pela Rádio Zero, Cidade FM, Oxigénio, Música no Coração, Dance Club e é agora dona de um programa na Rádio MEO Sudoeste, o Hip Hop Don't Stop que alimenta a partir da Alemanha. Rute Correia, agora na primeira pessoa:

No alto dos meus 14 anos, vivia embebida no que a praticamente recém-nascida MTV Portugal tinha para me oferecer (o que, na altura, ainda envolvia muita música), ainda não tinha ultrapassado completamente a minha fase de devoção a boysband (muito suspirei pelos Blue…) e começava a fazer os meus primeiros downloads à séria (KaZaA e eMule, tenho muitas saudades vossas, sim?). O Sol Música ainda existia (para gáudio generalizado da população adolescente, ainda que os estudos dissessem o contrário), mantendo uma postura diária que desafiava toda e qualquer consistência editorial, e comprei a minha primeira revista exclusivamente dedicada a esta cena que é “a música” (ainda por cima, uma virada para um nicho!). Sem saber bem como, deixei que €5 mudassem completamente a minha vida: queria trabalhar com música.*


* Ironia do destino, o meu primeiro trabalho jornalístico pago acabaria por ser feito para a Dance Club, revista com a qual colaborei regularmente entre Setembro de 2010 e Abril de 2011.

Os dez discos mais importantes de 2003 para Rute Correia:


1. Loopless - Loopless


2. Spaceboys - Sonic Fiction


3. Massive Attack - 100th Window


4. David Fonseca - Sing Me Somethig New


5.  Movimentos Perpétuos - Música Para Carlos Paredes


6. Expensive Soul - B.I. [Na verdade, B.I. foi editado em 2004]


7.  Kaos Records - 10 anos (Dance Clube Preview)


8. Jamie Cullum - Twentysomething


9. Joss Stone - The Soul Sessions


10. Norah Jones - Come Away With Me

Sem comentários:

Enviar um comentário