terça-feira, 17 de março de 2015

O que aconteceu na semana de 16-03-2005?


Notícias:

- N*E*R*D chegam ao fim.

- Pixies são confirmados no Festival Paredes de Coura.

- Queens of the Stone Age actuam no Late Night with David Letterman.



Disco da Semana: 

M.I.A. - Arular

"London, quiet down I need to make a sound. New York, quiet down I need to make a sound. Kingston, quiet down I need to make a sound. Brazil, quiet down I need to make sound". Arranca assim "Bucky Done Gun" (saudades deste Diplo?), um dos singles mais fortes de Arular. Está tudo aqui: o grime londrino - que, na altura, ainda vivia tempo excitantes com Dizzee Rascal e The Streets em topo de forma -, o hip hop nova-iorquino, o dub de Kingston e o baile funk brasileiro. 

M.I.A., um O.V.N.I. que, encorajado por Peaches, criou um álbum cujos beats base feitos numa Roland MC-505 - uma artista de quarto antes da propagação da espécie? - e politicamente inspirada nos tempos difíceis que terá viveu no Sri Lanka - o título é inspirado num nome código político usado pelo pai de M.I.A.: Arul Pragasam. Do título às letras é, portanto, justo referir que Arular é tremendamente influenciado pelo pai. Mais tarde viria a dizer que a cena punk londrina também teve uma grande influência no disco: dos Clash a Malcolm McLaren. 

Muito de vez em quando lá vem um álbum como Arular, complexo, que começa na capa e termina muitos anos mais tarde. Já o podemos classificar como clássico?



Outras edições:

- The Decemberists - Picaresque
- Ocean Colour Scene - A Hyperactive Workout for the Flying Squad
- Angels of Light - The Angels of Light Sing 'Other People'

Citações com dez anos: 

-  "Acho que o Gary [Lightbody] queria mais controlo e menos interferência. Agora, uma vez que ele passará a ser o único a contribuir para o material original da banda [os Snow Patrol] passarão a ser um projecto a solo." (Mark McCLeland, baixista dos Snow Patrol, depois de ter sido despedido da banda)

- “Trabalhar nos vídeos [dos Gorillaz] é muito intenso e leva cerca de 3 meses." (Damon Albarn)

- "Não olho para rótulos: vejo o rock como uma arte crua e que pertence às pessoas. mas que também pode ser misturada com poesia e política, assim como ser espiritual e revolucionário." (Patti Smith)


- "Podia ir para estúdio e escrever umas coisas novas, mas porquê fazer um álbum novo se não está ao nível dos Black Sabbath?" (Ozzy Osbourne)

Obituário: 

Lyn Collins, voz que acompanhou James Brown nos anos 70, com 56 anos, vitima de Arritmia cardíaca. A sua voz foi samplada em "It Takes Two", o clássico hip hop de 1988 de Rob Base & DJ EZ.

Sem comentários:

Enviar um comentário