quinta-feira, 29 de agosto de 2013

[Jukebox de há dez anos] Electric Willow

Embora os álbuns sejam gravados em formato banda, os Electric Willow são o projecto de Cláudio Mateus. A já vasta discografia preenchida por referências sulistas já cria raízes desde esse longínquo 2006 e pode ser ouvida aqui.

Os discos mais importantes de 2003 para Electric Willow:


1. John Cale – Hobosapiens


Mais um grande disco do pai do avant-garde.  A música e a melancolia da voz do John Cale sempre me tocaram muito. Estive no concerto de apresentação deste álbum na Aula Magna…memorável.

2. Bonnie “Prince” Billy – Master and everyone 


Este disco é talvez o mais delicado e intimista de um dos songwriters americanos de que mais gosto. Tive o privilégio de o ouvir a cantar as canções deste álbum num concerto inesquecível numa discoteca em Matosinhos.

3. My Morning Jacket  - It Still Moves


Este é o meu disco preferido da banda de Jim James, é um desfilar de grandes canções por uma das maiores bandas de rock da actualidade.

4. Magnolia Electric Co. - Songs: Ohia 


O primeiro disco do genial Jason Molina com os fabulosos  Magnolia Electric Co, banda que o acompanhou até ao fim. O desaparecimento de Molina aos 40 anos foi a maior das  perdas.

5. Fausto  – “A Ópera Mágica do Cantor Maldito”


Este foi o muito esperado regresso de Fausto aos discos de originais, nove anos  depois do Crónicas da Terra Ardente. Lembro-me da grande emoção que foi assistir à apresentação deste disco no Coliseu do Porto, a primeira vez que vi o nosso grande Fausto ao vivo.

6. Milton Nascimento  - Pietá


A critica dava 5 estrelas a este álbum.  Eu não conheço nenhum disco do Milton Nascimento que não mereça as 5 estrelas…é um monstro sagrado da música.

7. Neil Young and Crazy Horse – Greendale


Um dos meus músicos preferidos de sempre que se junta mais uma vez aos fiéis Crazy Horse para conceberem esta pequena ópera rock em dez canções onde  é contada história da família Green.


8. Smog – Supper


Gosto de tudo o que o Bill Callahan faz, é sem dúvida um dos músicos actuais que mais admiro e este disco um dos que mais ouço.

9. The Fall - The Real New Fall LP (Formerly Country on the Click)



Continuo um fiel seguidor de Mark E. Smith. Trinta álbuns de originais e meia centena de músicos que já passaram pela sua  banda, e a qualidade da música está sempre lá. É caso para dizer que The Fall não enganam

10. Sun Kil Moon – Ghosts of the Great Highway


É o primeiro álbum do novo projecto de Mark Kozelek, depois da extinção dos seus brilhantes Red House Painters. Este disco retoma tudo o que Mark Kozelek tem  de melhor, a voz rara, as melodias irresistíveis e a lírica perfeita.

Sem comentários:

Enviar um comentário