quarta-feira, 13 de maio de 2015

O que aconteceu na semana de 11-05-2005?


Notícias: 

- Oasis, Kasabian e Josh Rouse são confirmados no Festival Sudoeste.

- Faithless são confirmados no Festival Vilar de Mouros.

- É diagnosticado cancro da mama a Kylie Minogue.

Disco da Semana:

System of a Down - Mezmerize

Há dez anos, o rock entusiasmava-se com uma nova vaga de bandas que se estendia já desde 2001, altura em que os Strokes e os White Stripes editaram discos seminais. 2005 é um ano de estreias que entusiasmam: Bloc Party, Kaiser Chiefs, Maximo Park, citando apenas alguns. Paralelamente, o metal era uma dos géneros mais relevantes, muito graças a coisas refrescantes como os System of a Down, mas também a coisas medonhas como o nu-metal, a que a banda acabou de forma injusta por ficar associada. Não é difícil provar a relevância do metal e do rock mais pesado em 2005, basta olhar para os cartazes dos festivais: Queens of the Stone Age, Foo Fighters, Korn, Audioslave, Marilyn Manson, Iggy Pop & The Stooges e Slayer, só para citar alguns exemplos, eram cabeças de cartaz dos principais eventos nacionais.  

Mezmerize é metade de um plano que só acabaria no outono, com a edição de Hypnotize, aquele que acabaria por ser o último disco dos quatro arménio-americanos. Mezmerize é brutal, político, jocoso. Basta olhar para essa bomba que é "B.Y.O.B.", canção e vídeo - e pensar que vivíamos a reeleição de George W. Bush. O misto de influências que resulta num som genericamente catalogado de metal e a química entre Serj Tankian e Daron Malakian são impressão digital de uma banda que entra para aquele rol de poucas que conseguiu não errar. Por vezes, parece que estão a gozar, que não se levam a sério, que Mezmerize não passa de um testemunho tonto daquilo que lhes vai na cabeça. Mas não. Isto é a sério e muito sério. É uma denúncia feita por uma das mais influentes bandas da altura. 



Outros álbuns editados:

Toranja - Segundo 
Maximo Park - A Certain Trigger
Electrelane - Axes
Scout Niblett - Kidnapped By Neptune
WHY? - Sanddollars
Quasimoto - The Further Adventures of Lord Quasi

Citações com dez anos:

- "Por tradição, os três maiores "choninhas" em qualquer banda, são o vocalista, teclista e baterista. Nem preciso dizer mais nada." (Noel Gallagher sobre os Keane)

- "Chamou-nos de "choninhas"? Não importa. [O Noel Gallagher] é um otário. Pertence a uma banda que foi brilhante nos anos 90, mas que hoje ninguém quer saber." (Tim Rice-Oxley, teclista dos Keane em resposta a Noel Gallagher)

- "Só apoiei a candidatura de John Kerry porque George W. Bush estava a usar uma das nossas canções para a dele. Isto mostra o quão alienado ele anda." (Dave Grohl)

- "Quando [Kurt] Cobain morreu, gerou-se um intenso fascínio pelos seus últimos dias. Foi um daqueles suicídios, como o de Hunter S Thompson ou o do Elliot Smith." (Gus Van Sant, justificando a pertinência de "Last Days", filme que acompanha precisamente os últimos dias de Kurt Cobain)

- "Estou à espera que o Graham Coxon me volte a falar. Gostava de perceber se conseguimos gravar mais um disco. Sinto falta de tocar ao vivo com a banda em que cresci." (Damon Albarn)

- "Na superfície é uma canção festiva, mas lida com a minha perplexidade perante a forma a administração George W. Bush reage e lida perante os direitos homossexuais, os direitos da mulher e as liberdades civis em geral." (Shirley Manson, vocalista dos Garbage, sobre "Why Do You Love Me")

 

Obituário: 

 - Monica Zetterland, cantora jazz sueca que actuou, entre outros, com Bill Evans.

Sem comentários:

Enviar um comentário